Destaques

O Circo EletrônicoO Circo EletrônicoO livro de Daniel Filho supre a carência de materiais que expliquem como funciona a televisão brasileira, uma das melhores do mundo.

Leia Mais

Deu no New York TimesÔnibus 174 Dois anos depois da tragédia do ônibus 174, José Padilha fez uma reconstituição do incidente que paralisou o Brasil.

Leia mais

Deu no New York TimesDeu no New York Times O livro é um relato dos 40 anos de trabalho no Brasil do correspondente do jornal New York Times (EUA) Larry Rohter.

Leia mais

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Notícias de Dona Marta

O documentário do renomado diretor João Moreira Salles ao lado da cineasta Katia Lund retrata o cotidiano dos moradores e traficantes do morro Dona Marta no Rio de Janeiro.

Dois anos de apuração compõem as entrevistas (entre 1997 e 1998) que deram enredo ao documentário sobre o estado da violência urbana no Brasil. O cenário é o Rio de Janeiro, e os personagens são policiais, traficantes e moradores das favelas que se vêem envolvidos numa guerra diária e sem vencedores.
Para aqueles com interesse em compreender um pouco mais por que vivemos à mercê do medo e da insegurança, no meio de um triângulo nefasto composto por políticos demagogos, polícia corrupta e o chamado crime organizado, vale a pena conferir a dica e assistir o filme.

Para outros que priorizam a questão fundamental de um documentário, que é a apuração, o envolvimento com o que é tratado e com a organização e competência para se documentar, esta também é uma indicação.
O dia-a-dia dos moradores da favela Dona Marta só pôde ser observado pelo diretor após uma conversa e autorização de Marcinho VP, chefe do tráfico no local. Detalhes à parte, acreditando que Marcinho ainda poderia se regenerar, Salles ofereceu uma bolsa mensal para que ele escrevesse um livro e largasse o tráfico. O livro nunca foi escrito, Marcinho foi preso e em 2003 foi encontrado morto dentro de uma lixeira no presídio de Bangu 3, onde cumpria pena.

Trecho do filme: ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário