Destaques

O Circo EletrônicoO Circo EletrônicoO livro de Daniel Filho supre a carência de materiais que expliquem como funciona a televisão brasileira, uma das melhores do mundo.

Leia Mais

Deu no New York TimesÔnibus 174 Dois anos depois da tragédia do ônibus 174, José Padilha fez uma reconstituição do incidente que paralisou o Brasil.

Leia mais

Deu no New York TimesDeu no New York Times O livro é um relato dos 40 anos de trabalho no Brasil do correspondente do jornal New York Times (EUA) Larry Rohter.

Leia mais

terça-feira, 7 de julho de 2009

O Quarto Poder (Mad City)

Sinopse

Em Madeline, Califórnia, um repórter de televisão (Dustin Hoffman) que está em baixa, mas já foi um profissional respeitado de uma grande rede, está fazendo uma cobertura sem importância em um museu de história natural quando testemunha um segurança demitido (John Travolta) pedir seu emprego de volta e, não sendo atendido, ameaçar a diretora da instituição com uma espingarda. Ele nada faz com ela, mas acidentalmente fere com um disparo acidental um antigo colega de trabalho. O repórter, de dentro do museu, consegue se comunicar com uma estagiária que está em uma caminhonete nas proximidades, antes de ser descoberto pelo ex-segurança, que agora fez vários reféns, inclusive um grupo de crianças que visitavam o museu. Em pouco tempo um pedido de emprego e um tiro acidental se propagam de forma geométrica, atraindo a atenção de todo o país. O repórter convence ao segurança que este lhe dê uma matéria exclusiva e promete em troca comover a opinião pública com a triste história do guarda desempregado. É a sua chance de se projetar e voltar para Nova York, mas nem tudo acontece como o planejado. Os fatos são manipulados pela imprensa e tudo sai do controle, pois apenas altos salários e índices de audiência contam e a verdade não é tão importante assim.



Ética nos meios de comunicação

Todo jornalista deve ter compromisso com a ética e deve trabalhar a favor da democracia e do direito à informação. Porém, é comum que alguns jornalistas esqueçam seus princípios e optem pela distorção de informações, muitas vezes manipulando seu espectador. Um forte exemplo deste comportamento anti-ético pode ser visto no filme “O Quarto Poder”. O filme mostra a influência de um repórter sobre as atitudes de uma pessoa e de toda a sociedade.

O filme de Costa Gravas é o retrato dos dilemas éticos e contradições próprias da vida de um jornalista nos dias de hoje. Ao longo da história os personagens são colocados em situações que nos fazem refletir a respeito de alguns conceitos como a objetividade, a imparcialidade e o compromisso com a verdade, suposta missão do jornalista. No filme chega a haver passagens sensacionalistas muito comuns hoje em dia. A opinião dos telespectadores é totalmente guiada pelos repórteres, ao mesmo tempo em que a própria mídia se preocupa em atender as expectativas do público.

Ficha Técnica

Gênero: Drama
Tempo de Duração: 114 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1997
Estúdio: Arnold Kopelson Productions / Punch Productions
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Costa Gravas
Roteiro: Tom Matthews, baseado em história de Tom Matthews e Eric Williams
Produção: Anne Kopelson e Arnold Kopelson
Música: Thomas Newman e Philippe Sard
Fotografia: Patrick Blossier
Desenho de Produção: Catherine Hardwicke
Direção de Arte: Ben Morahan
Figurino: Denise Cronenberg e Deborah Nadoolman
Edição: Françoise Bonnot


Veja o trailer no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=4Dq91gR2SEI

Saiba um pouco mais sobre o filme: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarto_poder


Nenhum comentário:

Postar um comentário